Quantas vezes nós pensamos em desistir, deixar de lado o ideal e os sonhos;

Quantas vezes batemos em retirada, com o coração amargurado pela injustiça;

Quantas vezes sentimos o peso da responsabilidade, sem ter com quem divir;

Quantas vezes sentimos solidão, mesmo cercado de pessoas;

Quantas vezes falamos sem sermos notados;

Quantas vezes lutamos por uma causa perdida;

Quantas vezes voltamos para casa com a sensação de derrota;

Quantas vezes aquela lágrima teima em cair, justamente na hora em que precisamos parecer fortes;

Quantas vezes pedimos à Deus um pouco de força, um pouco de luz;

A resposta vem, seja lá como for, um sorriso, um olhar cúmplice, um cartãozinho, um bilhete, um scrap, um gesto de amor...

E a gente insiste;

Insiste em prosseguir, em acreditar, em dividir, em estar; em ser;

E Deus insiste em nos abençoar, em nos mostrar o caminho;

Aquele mais difícil, mais complicado, mais bonito.

E a gente insiste em seguir, por que tem uma Missão...

Ser Feliz!!!

Por Aline Maciel

Quando pensamos em música, nos vêm à cabeça vários ritmos, vários estilos musicais. Pop, Rock, Samba, Pagode, Funk, etc...

Por mais que muitos desconheçam, no mundo Gospel também há espaço para diversos estilos musicais. Em uma pesquisa feita com jovens, encontramos opiniões diferentes sobre a preferência musical da grande maioria, desde a galera que tem bandas até aqueles que só curtem ouvir um som. No Ministério Apascentar de Nova Iguaçu, predomina o estilo calmo de músicas que tocam o coração. Há também aquelas mais animadas, que tiram a galera do chão. "Gosto muito das músicas do Ministério Apascentar, eles têm músicas que me fazem parar para refletir, como: Abro mão, Bendita Será, Deus de Promessas e principalmente Restitui, elas são lindas e falam ao meu coração", conta Luana, 24 anos.

Para os que curtem uma "batida", o cantor Adriano Gospel Funk é uma boa pedida para arrastar multidões. "Me tornei fã de carteirinha do cantor Adriano Gospel Funk desde o dia em que tive oportunidade de assistir a um show dele, aqui perto da minha casa, as músicas contagiaram não só a mim, mas a todo aquele galerão que estava alí assistindo ao show, vi que mesmo sendo evangélico, não preciso deixar de lado os ritmos que gosto", conta Willian de Araújo, 16 anos."

As cantoras Fernanda Brum e Aline Barros são adoradas pela rapaziada evangélica e também por muitas pessoas de outras religiões. O CD Aline Barros & Cia é usado até em escolas infantis para auxiliar o ensino, fazendo com que os pequeninos curtam as suas músicas. "Quando perguntam quem gosta das cantoras Fernanda Brum e Aline Barros, sou a primeira a levantar a mão, gosto das duas como cantoras, como compositoras e como pessoas, são simpáticas, já tive oportunidade de conversar com a Fernanda Brum, ela é uma ótima pessoa, e quanto a Aline Barros, não preciso nem falar nada né?! Mesmo não a conhecendo pessoalmente, dá pra ver que é uma pessoa bem legal, alegre e eu gosto disso, adoro as músicas que elas cantam", conta Vanessa dos Santos, 22 anos.

Independente de denominações, as igrejas evangélicas vêm absorvendo estilos e ritmos de bandas que não são gospel. As igrejas Batista, Presbiteriana, Metodista e a Assembléia de Deus já incluíram esses ritmos nos seus cultos. Mas ainda existem igrejas que resistem a essa novidade e mantêm o estilo tradicional, dispensando bandas e instrumentos mais elaborados. Essas igrejas continuam usando apenas pandeirinhos e violão, tocando aquelas músicas mais antigas.

Quem acha que essa história de banda só interessa aos meninos, está redondamente enganado. A banda Projeto de Deus está aí para provar exatamente o contrário. Essa banda foi formada no dia 22 de março de 2007 por onze amigas com um dom em comum: a música. Juntando os que sabiam tocar instrumentos com quem sabia cantar, nascia a banda. Foi assim que a guitarrista Aline Maciel, 23 anos, conheceu Thais Lacerda (violão), Quézia de Oliveira (contrabaixo), Vanessa Maciel (teclado), Joelma Teixeira (teclado), Érica Maciel (bateria), Tamires Moreira (vocal), Talita Roza (vocal), Queriene de Oliveira (vocal), Larissa Lacerda (vocal) e Camila Lacerda (vocal).

Meninos torcem o nariz

Para ver se a banda daria certo, essas meninas resolveram juntar os dons e fazer uma primeira experiência. "No início, contávamos apenas com o apoio de nossas famílias e dos nossos pastores, pois não havíamos nos apresentado em público até então", conta Aline, misto de guitarrista e jovem repórter. "Por isso, poucas pessoas sabiam da banda. Mas quando nos apresentamos pela primeira vez, vimos que as pessoas ficavam surpresas em ver apenas meninas tocando. Alguns meninos torceram o nariz quando viram a apresentação da banda, dizendo: 'O que essas meninas estão fazendo ali?' Isso tudo nos ajudou a encarar o público e seguir em frente."

Às vezes, a banda encontra um pouco de dificuldade para ensaiar, porque as componentes não são todas da mesma igreja, nem moram perto umas das outras. Só para se ter uma idéia, há moradoras de Mesquita, Éden, Belford Roxo, Nova Iguaçu e até de Juíz de Fora (Minas Gerais). "Nem mesmo a distância atrapalha o caminho da banda, pois conseguimos ensaiar e tocar juntas", conta Aline.


A sensação de dever cumprido é uma das melhores que tem né?! E foi essa a sensação que tive assim que acabou a nossa festa sábado, a V Festa da Primavera promovida por nós, das JCA.
Durante toda essa última semana, foi uma correria danada, indo atrás das coisas que estavam faltando, qual seria a melhor decoração, como faríamos pra não ficarmos sobrecarregadas no dia, enfim... Trabalho que não acabava mais. Porém, vimos todo esse trabalho ser recompensado, nos elogios feitos, na felicidade estampada no rosto daquelas pessoas que estiveram alí dividindo conosco aqueles momentos, fazendo daquela noite, uma noite simplesmente maravilhosa.
Nem a chuva que caiu a tarde e acabou com a primeira arrumação que fizemos, conseguiu nos desanimar, fomos lá e arrumamos tudo novamente, e da segunda vez ficou bem mais bonita do que a primeira. Fizemos de tudo para que a festa saísse perfeita, e graças a Deus, saiu mesmo.
Há muito tempo não tenho um sábado tão legal, como o sábado agora, dia 18/10. Essa já é a quinta edição da Festa da Primavera, mas vai ser uma das que ficarão para a história.
Quem não foi... PERDEU!!!!

Foram tantas batalhas! Lutas incontáveis, mares tão revoltos!

Posso até contar às vezes em que nada vi devido a tanta escuridão.

Quantas vezes me senti sozinha, abandonada, cansada, aflita, com minhas mãos fatigadas!

Barcos tão pequenos enfrentando tempestades tão grandes! Dias tão quentes e noites tão frias!

Todavia, paro, reflito e sinto que Tu estás ao meu lado. Então percebo que nunca estive só.

E que as Tuas mãos acalmam mares, iluminam caminhos, derrubam muralhas e dão vida.

Vejo que Tu estás no meu barco. Se Tu dormes nele, eu posso Te acordar! E ver Tua mão agir.

Mãos poderosas que controlam todas as forças. São as Tuas mãos! Mãos de poder! Mãos que acalentam, mãos que me ajudam a continuar a jornada.

Às vezes, as minhas mãos tremem, minhas pequenas mãos, tão inoperantes, me fazem ver minha fraqueza. Mas quando penso nas Tuas mãos, quando me recordo do sacrifício que elas fizeram - mãos marcadas por cravos, mãos que se entregaram por amor - Percebo, então, que tudo já foi vencido, e que toda dor foi dissipada.

Tuas mãos venceram! E e conduzem à eternidade!

E é assim que quero viver, com eterna gratidão, fazendo valer cada dia, desfrutando da Tua paz.

Em dias quentes e noites frias em que pequeninos barcos enfrentando mares revoltos e diante de muralhas gigantes...

Nada mais importa se estou sendo conduzida por Tuas mãos!

Entrei apressado e com muita fome no restaurante. Escolhi uma mesa bem afastada do movimento, pois queria aproveitar os poucos minutos de que dispunha naquele dia atribulado para comer e consertar alguns bugs de programação de um sistema que estava desenvolvendo, além de planejar minha viagem de férias que há tempos não sabia o que era.

Pedi um filé de salmão com alcaparras na manteiga, salada e um suco de laranja, afinal de contas, fome é fome, mas regime é regime, não é? Abri meu laptop e levei um susto com aquela voz baixinha atrás de mim.
_ Tio, dá um trocado?
_ Não tenho, menino!
_ Só uma moedinha para comprar um pão!
_ Está bem, compro um para você!
Para variar, minha caixa de entrada está lotada de e-mails. Fico distraído vendo as poesias, as formatações lindas, dando risadas com as piadas malucas. Ah! Essa música me leva a Londres e a boas lembranças de tempos idos.
_ Tio, pede para colocar margarina e queijo também!
Percebo que o menino tinha ficado alí.
_ Ok. Vou pedir, mas depois me deixa trabalhar, pois estou muito ocupado, tá?
Chega minha refeição e junto com ela meu constrangimento. Faço o pedido do menino e o garçon me pergunta se quero que mande o garoto ir "à luta". Meus resquícios de consciência me impedem de dizer. Digo que está tudo bem.
_ Deixe-o ficar. Que traga, não o pão, mas uma refeição decente pra ele.
Então ele sentou à minha frente e me perguntou:
_ Tio, que você tá fazendo?
_ Estou lendo uns e-mails!
_ O que são e-mails?
_ São mensagens eletrônicas mandadas por pessoas via Internet! Sabia que ele não ia entender nada, mas o título de livrar-me de maiores questionamentos disse:
_ É como se fosse uma carta, só que vem pela Internet!
_ Tio, você tem Internet?
_ Tenho sim, essencial ao mundo de hoje!
_ O que é Internet?
_ É um local no computador, onde podemos ver e ouvir muitas coisas, notícias, músicas, conhecer pessoas, ler, escrever, sonhar, trabalhar, aprender. Tem de tudo no mundo virtual!
_ E o que é mundo virtual?
Resolvo dar uma explicação simplificada, novamente na certeza que ele pouco vai entender e vai me liberar para comer minha refeição, sem culpas.
_ Virtual é um local que imaginamos, algo que não podemos pegar, tocar. É lá que criamos um monte de coisas que gostaríamos de fazer. Criamos nossas fantasias, transformamos o mundo em quase como queríamos que ele fosse.
_ Legal isso. Adoro!
_ Mocinho, você entendeu o que é virtual?
_ Sim, também vivo nesse mundo virtual!
_ Você tem computador?
_ Não, mas meu mundo também é desse jeito: Virtual. Minha mãe trabalha, fica o dia todo fora, só chega muito tarde, quase não a vejo. Eu fico cuidando do meu irmão pequeno que vive chorando de fome, e eu dou água para ele pensar que é sopa. Minha irmã mais velha sai todo dia, dizendo que vai vender o corpo, mas não entendo, pois ela sempre volta com o corpo. Meu pai está na cadeia há muito tempo. Mas sempre imagino nossa família toda junta em casa, muita comida, muitos brinquedos, dia de Natal e eu indo ao colégio para virar médico um dia. Isso é virtual, não é tio?
Fechei meu laptop, não antes que lágrimas caíssem sobre o teclado. Esperei que o menino terminasse de, literalmente, "devorar" o prato dele. Paguei a conta e dei o troco ao garoto, que me retribuiu com um dos mais belos e sinceros sorrisos que já recebi na vida e com um "Brigado tio. Você é legal!"
Alí, naquele instante, tive a maior prova do virtualismo insensato que vivemos todos os dias, enquanto a realidade cruel nos rodeia de verdade e fazemos de conta que não percebemos!


A sabedoria é uma virtude que poucos

conseguem alcançar, mas é uma coisa

que todos deveriam buscar.

Por Aline Maciel




Assim como os raios de sol podem ser vistos por

pequenas brechas no telhado, da mesma forma

por mínimas coisas, descobrimos o verdadeiro

caráter de uma pessoa.




Pai, eu lhe peço que abençoe meus amigos que estiverem lendo esta mensagem.

Faça-lhes uma nova revelação de Seu amor e poder.

Espírito Santo, peço-lhe que ministre o espírito deles neste momento.

Onde houver dor, conceda-lhes Sua paz e misericórdia.

Onde houver dúvida, renova-lhes a confiança na Sua capacidade de operar através deles.

Onde houver cansaço ou exaustão, peço-lhe que lhes dê compreensão, paciência e força enquanto aprendem a se submeter a Sua direção.

Onde houver estagnação espiritual, peço-lhe que os renove revelando Sua proximidade e atraindo-os para maior intimidade com o Senhor.

Onde houver medo, revele Seu amor e incuta-lhes Sua coragem.

Abençoe suas finanças, conceda-lhes maior visão, levante líderes e amigos para dar-lhes apoio e encoraje-os.

Dê a cada um discernimento para reconhecer as forças negativas que os rodeiam e revele-lhes o poder que tem no Senhor para derrotá-las.

Peço-lhe que faça todas essas coisas em nome de Jesus. No amor cristão.



Um sorriso não custa nada e rende muito.
Enriquece quem o recebe e não empobrece quem o dá.
Dura somente um instante, mas sua recordação é quase eterna.
Ninguém é tão rico que o possa dispensar.
Cria felicidade no lar, é sustento no trabalho, sinal visível
de uma amizade profunda.
Um sorriso representa repouso no cansaço, coragem no desânimo,
consolo na tristeza e alívio na angústia. Mas é um bem que não
se pode comprar, nem emprestar, nem roubar, porque só tem
valor ao instante em que se dá.
Mas se encontras por acaso, alguém que recusa em esperado sorriso,
sejam generosos em dar o vosso, pois ninguém necessita tanto dele
como aquele que não sabe dá-lo aos demais.